quinta-feira, 26 de maio de 2011

Integração dos Tecidos do Corpo Humano Parte 2 - Grupo Daiane

Matéria 2

TECIDOS DE CONSTITUIÇÃO E REVESTIMENTO

Os órgãos desempenham as funções do organismo e cada órgão é provido de uma estrutura diferenciada capaz de desenvolver funções específicas. É o caso do coração, dos pulmões, do fígado, dos olhos e do estômago.
Tecidos diferentes e, portanto, células diferentes, intervêm na constituição de um órgão. O coração é formado por tecido muscular que ao contrair-se provoca a circulação do sangue; também é constituído por tecido fibroso que forma as válvulas e por células especiais que controlam a frequência e o ritmo cardíacos. O globo ocular é formado por células musculares que dilatam ou contraem a pupila, por células transparentes que constituem o cristalino e a córnea e por outras que produzem fluidos que ocupam o espaço entre a córnea e o cristalino. Também é formado por células fotossensíveis e células nervosas que levam os impulsos ao cérebro.
Mesmo um órgão tão simples na aparência, como a vesícula biliar, contém células diferentes. Umas são células de revestimento interior resistentes aos efeitos irritantes da bílis, outras são as musculares, que se contraem para expulsar a bílis, e outras as que formam a parede externa fibrosa que contém a vesícula.

 A Estrutura Somática de Revestimento

A estrutura somática, que constitui o arcabouço corporal musculoesquelético coberto de pele, tem as funções de estabilidade, movimento e proteção. Sua construção reflete essas funções.
O envoltório mais externo da parede corporal, em toda parte, é um tecido epitelial pavimentoso estratificado queratinizado de proteção, que forma a camada superficial da pele (epiderme). Outros tecidos epiteliais na estrutura somática são as camadas internas dos vasos sanguíneos e as glândulas. Camadas de tecido conjuntivo da parede corporal incluem a camada profunda da pele (derme), que consiste em tecido conjuntivo fibroso denso irregular, e a fáscia superficial subcutânea subjacente, de mobilidade variada (tecidos conjuntivo frouxo e adiposo), que contém nervos cutâneos, pequenos vasos e, ocasionalmente, veias calibrosas.
A fáscia profunda, um tecido fibroso denso irregular com mais vascularização e terminações nervosas sensitivas, embainha o músculo esquelético (tecido miofascial) e seus vasos e nervos. Os ligamentos (tecido conjuntivo denso regular) ligam ossos entre si por meio do periósteo (tecido fibroso denso irregular, celular, vascularizado). Os músculos esqueléticos e seus nervos são empacotados em grupos, separados por septos deslizantes de fáscia profunda contendo estrutura neurovascular. Os envoltórios fibrosos do músculo esquelético convergem para formar os tendões do músculo.

            A Estrutura Visceral de Revestimento

A estrutura visceral geralmente tem a função de absorção, secreção, aprisionamento e/ou movimentação de alimentos, ar, secreções e/ou detritos em suas cavidades. O tecido epitelial é a camada mais interna (revestimento mucoso) da fina e pregueável parede visceral. Ele esta voltado para a luz (cavidade da víscera), frequentemente é uma única camada de células (exceto esôfago, tratos urinário e reprodutor) e relaciona-se com o conteúdo da cavidade visceral.
As glândulas unicelulares ou maiores na mucosa ou submucosa, são epiteliais, assim como as camadas internas dos vasos sanguineos e linfáticos. A mucosa inclui uma camada subepitelial de tecido fibroso frouxo ( lamina própria), que dá sustentação a células moveis, glândulas, vasos e nervos.
A camada mais profunda da mucosa (quando presente) é uma fina camada de músculo liso que move projeções digitiformes (vilosidades) da superfície mucosa.
Profundamente à mucosa está um tecido fibroso denso (submucosa) repleto de vasos calibrosos e pequenos nervos/células nervosas (gânglios intramurais) que suprem a mucosa. Ainda mais profundamente, duas ou três camadas de músculo liso (túnica muscular), inervadas por células nervosas locais, movimentam a parede visceral em contrações peristálticas. A camada mais superficial do trato gastrointestinal é a escorregadia serosa: uma camada epitelial pavimentosa simples secretora externa e uma camada interna de sustentação de tecido fibroso frouxo.
A estrutura visceral de revestimento pode ser vista na figura 2 abaixo:


Figura 2- Estrutura Visceral de Revestimento
Fonte: Os autores

Trabalho apresentado pelas alunas Amanda Fernanda P. Ferreira, Elaine Ap. Gil de Oliveira, Cleidemara A. Dias Moraes, Daiane Pereira dos Santos e Cláudio Cezar N. Cordeiro, para o componente curricular Anatomia de Órgãos e Sistemas do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Londrina, sob supervisão do professor João Pedro Batista Júnior.
Matéria 1

Integração dos Tecidos do Corpo Humano

No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
 O Tecido Epitelial
 As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.
O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.
 O Tecido Conjuntivo
 As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo.
Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.
O tecido ósseo, por exemplo, forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se à impregnação de sais de cálcio na substância intercelular.
 O Tecido Muscular
As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.
O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.

A estrutura representando os principais grupos de tecidos do corpo humano pode ser vista na figura 1 abaixo:

Figura 1. Principais grupos de tecidos do corpo humano
Fonte: Os Autores



Trabalho apresentado pelas alunas Amanda Fernanda P. Ferreira, Elaine Ap. Gil de Oliveira, Cleidemara A. Dias Moraes, Daiane Pereira dos Santos e Cláudio Cezar N. Cordeiro, para o componente curricular Anatomia de Órgãos e Sistemas do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Londrina, sob supervisão do professor João Pedro Batista Júnior.

Atividade Prática Ambulatorial

Atividade Prática Ambulatorial

A Atividade Prática Ambulatorial é uma disciplina obrigatória do 4 semestre do Curso Técnico em Massoterapia.  Ela caracteriza-se como uma atividade que visa estabelecer a integração entre todas as disciplinas oferecidas no curso para que o discente possa vivenciar e praticar cada técnica massoterapêutica durante sua formação como Técnico em Massoterapia.
            Esta atividade prática tem como objetivo central a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos pelo discente em atividades de atendimento massoterapêutico, proporcionando uma rica experiência prática  e aproximando-o do seu dia-a-dia no mercado de trabalho.
            As técnicas abordadas nessa atividade são as seguintes:

·         Massagem Laboral (Quick Massage ou Massagem na Cadeira)
·         Massagem Reflexologia (Massagem nos Pés)
·         Massagem Shantala (Massagem em Bebês e Orientações para Mamães)
·         Massagem Geral (Massagem Terapêutica e Relaxante)
·         Massagem Yoga-Tai (Massagem com Alongamento Muscular)
·         Massagem Drenagem Linfática Manual (Massagem para Edemas e outras afecções)
·         Massagem Shiatsu (Massagem feita com a pressão do corpo)
·         Massagem Tuiná (Massagem Chinesa Terapêutica e Relaxante)
·         Massagem Ayurveda (Massagem Indiana Terapêutica e Relaxante)
·         Massagem Energética (Massagem e os Campos de Energia)
·         Massagem Quiropraxia (Massagem com ajustes nas articulações)

            O atendimento é direcionado ao público em geral da comunidade externa e interna do IFPR Campus Londrina e estão sendo realizados às segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras no período da manhã.

            A seguir uma breve descrição das técnicas massoterapêuticas que serão oferecidas para atendimento nos meses de maio e junho:

Técnica da Massagem Reflexologia – Segunda-feira
É uma massagem considerada como um método de tratamento holístico e milenar que possui como objetivo tratar o indivíduo em sua totalidade, ou seja, corpo, mente e espírito, a fim de induzir um estado de relaxamento, equilíbrio e harmonia. Estimula a capacidade natural do organismo a curar-se por si próprio. Consiste em pressionar ou massagear pontos reflexos específicos nos pés, os quais refletem o corpo humano por inteiro, obtendo-se resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em várias regiões do corpo.

Técnica da Massagem Drenagem Linfática Manual – Quinta-feira
Ë uma técnica de massagem que visa melhorar o fluxo circulatório linfático do nosso organismo. As manobras são suaves e superficiais não necessitando comprimir os músculos, e sim mobilizar uma corrente de líquido que está dentro do vaso linfático em nível superficial e a cima da aponeurose. É indicada principalmente em caso de edemas. Deve ser realizada em contato direto com a pele, sem a necessidade de óleos ou cremes.  

Técnica da Massagem Geral – Quinta- feira e Sexta-feira
É o termo usado para designar certas manipulações e manobras dos tecidos moles do corpo como técnica especifica que promove e restaura a saúde. Estas manipulações possuem a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e respiratório e sobre a circulação sangüínea, linfática local e geral. A massagem geral é aplicada em movimentos firmes e suaves sobre todo o corpo, promovendo a redução do stress, induzindo ao relaxamento e ajudando na recuperação do corpo e da mente, resultando em  uma profunda e agradável sensação de bem estar.

Técnica da Massagem Tuiná – Sexta-feira
A Tuiná é uma das preciosas heranças da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com uma história de milhares de anos, é um método eficiente para tratamento e prevenção de doenças, atuando no fluxo de energia vital do corpo, produz efeitos profundos, não se restringindo a musculatura e articulações. Essa técnica é realizada na maca, com o cliente vestido com roupas confortáveis.