segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prefeitura doa terreno para construção da nova sede do Câmpus Londrina

A Prefeitura de Londrina doou um terreno de cerca de 57 mil m² para a
construção da nova sede do IFPR – Câmpus Londrina. A área fica situada
na Avenida da Liberdade – Bairro Gleba Jacutinga, próximo ao Estádio
do Café.

O atual prédio do câmpus tem capacidade para atender 400 alunos. 
Com a nova sede, esta capacidade aumentará para 1200.

Para a diretora geral do câmpus, professora Edilomar Leonart, a
expansão vai além do aumento das vagas e qualificação da população. “
A importância da doação [do terreno] é também cumprir com o papel do
Instituto que é a inclusão, desenvolvimento e sustentabilidade da
região. Queremos Fazer a diferença”, afirma.

A lei que garante a doação, aprovada em setembro pela Câmara
Municipal, foi publicada no Diário Oficial do Município na última
segunda-feira (24). As obras devem ser iniciadas no prazo máximo de um
ano e concluídas em até dois anos.




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PROCESSO SELETIVO - VERÃO 2012






Foram abertas nesta terça-feira (11) as inscrições para Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 2012, os 14 câmpus em funcionamento ofertarão 3005 vagas em 70 cursos técnicos presenciais. As inscrições seguem até o dia 10 de novembro. A taxa é de R$ 35. Podem solicitar isenção da taxa os candidatos que participam de programas sociais de renda, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que realizaram todos os estudos em escolas públicas.
 Mais Informações : http://www.ifpr.edu.br




sábado, 8 de outubro de 2011

Depoimento Aluna IFPR (Juliana Sedlak)

                                                                       

  Juliana Sedlak



Meu nome é Juliana Sedlak  Ribeiro, tenho 39 anos, já trabalhei em vários setores: fui gerente de banco, gerente de hotel, corretora de seguros de vida e previdência, executiva de contas, microempresária e atualmente sou esteticista há 3 anos e meio.
         No ano de  2009 fiquei sabendo que no Instituto Federal do Paraná havia o curso de massoterapia e me inscrevi no curso FIC (Formação Inicial Continuada) onde tive o primeiro contato com duas técnicas de massagens, a reflexologia podal e a massagem laboral. Estas duas técnicas despertaram minha curiosidade e meu desejo de aprofundar mais ainda nesta área. Foi quando fiz o processo seletivo no final 2010 e passei. Atualmente estou frequentando o segundo semestre do curso Técnico em Massoterapia, que tem a duração de 2 anos no período da manhã.
         Confesso que no começo achei que o curso não seria lá aquelas coisas, por ser gratuito e ainda do Governo Federal. Mas que bom que, “quebrei” a cara!
         O nível dos professores não deixa nada a desejar para os cursos de nível superior tanto em instituições públicas como privadas.
         Já tive  disciplinas como fisiopatologia, anatomia, cinesiologia, socorros de urgência, MTC (Medicina Tradicional Chinesa), dentre outras. Aprendi que por meio do toque o corpo recebe informações que são processadas pelo Sistema Nervoso Central e este responde de maneira positiva, ajudando na melhora do humor, diminuição da dor, entre outros muitos benefícios.
         Pude perceber que há uma diferença significativa entre a massagem estética e a massoterapia clássica. Na maioria das vezes as clientes buscam na massagem  estética uma forma de auto afirmação ou de chamar a atenção.
         No curso de massoterapia aprendi a ver o indivíduo como um todo, de maneira holística (a palavra hólos vem do grego e significa inteiro, composto). Sendo assim,  significa que o vejo por inteiro, que não existe separação ideal entre, mente, corpo, alma e espírito. 
         Como diz a música “Dom de Iludir”,  de Caetano Veloso: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é!”. Podemos perceber que cada um tem suas alegrias e tristezas e, dependendo da forma com que administramos estas tristezas, podemos ter um corpo doente, as chamadas doenças psicossomáticas.
         Também estou aprendendo no curso  a importância do toque, a necessidade que as pessoas têm de carinho. Nas redes sociais uma pessoa pode ter milhares de “amigos”, mas ao mesmo tempo sentir-se só e carente. Acredito que esta é a doença do século, a carência.
         Como  massoterapeuta posso auxiliar e trabalhar em conjunto com outros profissionais como fisioterapeutas, médicos,  psicólogos, entre outros,  proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos clientes/pacientes.
         Enfim, estou super  feliz com este curso e já estou agregando as novas técnicas de massagem no meu dia a dia com as clientes de estética e tenho visto uma melhora significativa.