quarta-feira, 27 de abril de 2011

CURSO TÉCNICO EM MASSOTERAPIA

A habilitação Técnica em Massoterapia atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal N. 9394/96, no Decreto Federal N. 5154/04, na Resolução CNE/CEB N. 04/99, no Parecer CNE/CEB N. 16/99 do Conselho Nacional da Saúde do Paraná (SESA) e nas demais normas do Sistema de Ensino e na Legislação que regulamentam as atividades da área.

A profissão de Massagista foi criada pelo Decreto-Lei N. 8345/45 e reconhecida pela Lei N. 3968/61, que fundamenta o exercício profissional da Massoterapia. O Código Sanitário introduziu o regulamento da Promoção, Preservação e Recuperação da Saúde no Estado, contemplando disposições a serem respeitas por esses profissionais

A Profissão de Técnico em Massoterapia surgiu em dezembro de 2003, após o reconhecimento pelo MEC do primeiro Curso Técnico em Massoterapia ofertado pelo Setor Escola Técnica da UFPR – que, a partir de dezembro de 2008 passou a ser denominado Instituto Federal do Paraná.
           
            O Curso Técnico em Massoterapia atualmente é ofertado pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Londrina e Campus Curitiba. O curso tem a duração de 2 anos e proporciona aos seus alunos uma rica formação teórico-prática neste campo do saber.

            A capacitação deste profissional nas 1360 horas de aulas práticas e teóricas proporciona a sua atuação na recuperação por meio de técnicas massoterapêuticas ocidentais e orientais, procurando promover o bem estar geral e a harmonia aos seus clientes, familiares e a si próprio.

            Os componentes curriculares oferecidos pelo Curso Técnico em Massoterapia do IFPR compreendem disciplinas de base como Anatomia, Cinesiologia, Fisiopatologia, Prevenção de Seqüelas e Medicina Tradicional Chinesa. As disciplinas complementares oferecidas são: Farmacologia Aplicada, Socorros de Urgência, Saúde do Trabalhador, Psicologia da Saúde, Noções de Imagens Radiológicas, Planejamento Gerencial e Métodos e Técnicas de Pesquisa, conteúdos essenciais na habilitação do aluno para a gestão de seu próprio trabalho. As técnicas de massoterapia vivenciadas no curso são: Massagem Laboral, Reflexologia, Shantala, Massagem Geral, Shiatsu, Yoga – Tai, Drenagem Linfática, Tui-Ná, Ayurveda, Massagem Energética e Quiropraxia.

            Os alunos também poderão participar de projetos de pesquisa e extensão, programas de monitoria e de inclusão social oferecidos pelo IFPR. A maioria destes programas são oferecidos com bolsa-auxílio aos alunos mediante um processo seletivo interno.

            Com estes requisitos, acreditamos que os Técnicos em Massoterapia formados no IFPR se tornarão profissionais preparados para atuarem em todos os níveis de atenção da saúde.

            Os Técnicos em Massoterapia poderão exercer sua profissão em diferentes tipos de estabelecimentos públicos e privados. Entre eles estão as clínicas de massoterapia, reabilitação e estética, associações desportivas, hospitais e unidades básica de saúde, atendimento domiciliar, centro de atendimento a idosos, eventos, praias, spas, empresas, cruzeiros marítimos, aeroportos, entre outros.

            Os alunos são selecionados a partir de um processo seletivo que é realizado anualmente entre os meses de outubro e novembro. Abaixo estão as principais informações do Curso Técnico em Massoterapia do IFPR - Campus Avançado Londrina:

Escolaridade Mínima Exigida - Ensino Médio Completo
Duração do Curso - 2 anos
Carga Horário Total do Curso -  1360 horas
Período e Horário das Aulas - Matutino - 7:30 - 11:45 (Segunda à Sexta-feira)
Processo de Ingresso no Curso - Teste Seletivo oferecido anualmente.

Coordenação do Curso: Prof. Ms. João Pedro Batista Júnior

Docentes:
- Profa. Cibele Savi Stelmach
- Profa. Ms. Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi
- Prof. Ms. João Pedro Batista Júnior
- Profa. Esp. Juliana Gomes Fernandes
- Profa. Ms. Roberta Ramos Pinto

8 comentários:

  1. gostaria de saber se este curso e ou sera oferecido em curitiba

    ResponderExcluir
  2. OLa faço a mesma pergunta do colega acima, este curso ja esta disponivel em curitiba?

    ResponderExcluir
  3. ola bom dia, gostaria de saber por q a grade do curso é diferente conforme a cidade/estado. sou de campo grande ms e aqui a grade é bem diferente.

    ResponderExcluir
  4. Tenho interesse no curso e moro em Londrina, porém perdi a inscrição, existe alguma possibilidade de eu ainda me inscrever?

    ResponderExcluir
  5. Tenho interesse moro na paraíba e gostaria de saber se tem este curso em algum instituto no Nordeste

    ResponderExcluir
  6. Tenho interesse gostaria muito que o Campus IFF Cabo Frio Rj ,tivesse .

    ResponderExcluir
  7. Tenho interesse gostaria muito que o Campus IFF Cabo Frio Rj ,tivesse .

    ResponderExcluir
  8. Sou formada em Tecnica em Massoteria pela SEEMG primeira turma em BH -MG,gostaria de fazer curso superior ou tecnólogo ou mesmo pós graduacao em Massoterapia pelo sistema EAD,pois não poderia no momento me ausentar de do Estado de MG.Tenho curso superior em Pedagogia.

    ResponderExcluir