quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atividade Prática Ambulatorial

Atividade Prática Ambulatorial

A Atividade Prática Ambulatorial é uma disciplina obrigatória do 4 semestre do Curso Técnico em Massoterapia.  Ela caracteriza-se como uma atividade que visa estabelecer a integração entre todas as disciplinas oferecidas no curso para que o discente possa vivenciar e praticar cada técnica massoterapêutica durante sua formação como Técnico em Massoterapia.
            Esta atividade prática tem como objetivo central a relação e a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos pelo discente em atividades de atendimento massoterapêutico, proporcionando uma rica experiência prática  e aproximando-o do seu dia-a-dia no mercado de trabalho.
            As técnicas abordadas nessa atividade são as seguintes:

·         Massagem Laboral (Quick Massage ou Massagem na Cadeira)
·         Massagem Reflexologia (Massagem nos Pés)
·         Massagem Shantala (Massagem em Bebês e Orientações para Mamães)
·         Massagem Geral (Massagem Terapêutica e Relaxante)
·         Massagem Yoga-Tai (Massagem com Alongamento Muscular)
·         Massagem Drenagem Linfática Manual (Massagem para Edemas e outras afecções)
·         Massagem Shiatsu (Massagem feita com a pressão do corpo)
·         Massagem Tuiná (Massagem Chinesa Terapêutica e Relaxante)
·         Massagem Ayurveda (Massagem Indiana Terapêutica e Relaxante)
·         Massagem Energética (Massagem e os Campos de Energia)
·         Massagem Quiropraxia (Massagem com ajustes nas articulações)

            O atendimento é direcionado ao público em geral da comunidade externa e interna do IFPR Campus Londrina e estão sendo realizados às segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras no período da manhã.

            A seguir uma breve descrição das técnicas massoterapêuticas que serão oferecidas para atendimento nos meses de maio e junho:

Técnica da Massagem Reflexologia – Segunda-feira
É uma massagem considerada como um método de tratamento holístico e milenar que possui como objetivo tratar o indivíduo em sua totalidade, ou seja, corpo, mente e espírito, a fim de induzir um estado de relaxamento, equilíbrio e harmonia. Estimula a capacidade natural do organismo a curar-se por si próprio. Consiste em pressionar ou massagear pontos reflexos específicos nos pés, os quais refletem o corpo humano por inteiro, obtendo-se resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em várias regiões do corpo.

Técnica da Massagem Drenagem Linfática Manual – Quinta-feira
Ë uma técnica de massagem que visa melhorar o fluxo circulatório linfático do nosso organismo. As manobras são suaves e superficiais não necessitando comprimir os músculos, e sim mobilizar uma corrente de líquido que está dentro do vaso linfático em nível superficial e a cima da aponeurose. É indicada principalmente em caso de edemas. Deve ser realizada em contato direto com a pele, sem a necessidade de óleos ou cremes.  

Técnica da Massagem Geral – Quinta- feira e Sexta-feira
É o termo usado para designar certas manipulações e manobras dos tecidos moles do corpo como técnica especifica que promove e restaura a saúde. Estas manipulações possuem a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e respiratório e sobre a circulação sangüínea, linfática local e geral. A massagem geral é aplicada em movimentos firmes e suaves sobre todo o corpo, promovendo a redução do stress, induzindo ao relaxamento e ajudando na recuperação do corpo e da mente, resultando em  uma profunda e agradável sensação de bem estar.

Técnica da Massagem Tuiná – Sexta-feira
A Tuiná é uma das preciosas heranças da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com uma história de milhares de anos, é um método eficiente para tratamento e prevenção de doenças, atuando no fluxo de energia vital do corpo, produz efeitos profundos, não se restringindo a musculatura e articulações. Essa técnica é realizada na maca, com o cliente vestido com roupas confortáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário