quarta-feira, 29 de junho de 2011

Socorros de Urgências



Aluno: Nivaldo e Frank do Curso Técnico em Massoterapia fazendo uma demonstração de como deve ser feito o atendimento de primeiros socorros em uma vítima de fratura.

Para ajudar alguém num acidente, o importante é estar calmo e usar algumas medidas de emergência.
Durante o componente curricular de Socorros de Urgência do Curso Técnico em Massoterapia ministrado pela Profª Cibele Stelmach, os alunos aprenderam o que deve e o que não deve ser feito em um atendimento de primeiros socorros para diminuir o sofrimento das vítimas e salvar vidas. Aqui estão algumas regras básicas, válidas para qualquer tipo de emergência, embora não substituam o atendimento médico.

Primeiras Medidas

1. Evite que o acidente dê origem a outros e afaste perigos que podem complicar a situação. Por exemplo: num acidente automobilístico sinalize o local; antes de atender uma vítima de um choque elétrico, corte a energia que alimenta o circuito.
2.Mande alguém imediatamente em busca de socorro médico. 3. Afaste do local as crianças, curiosos que não se disponham a ajudar e as pessoas que demonstrem medo ou ansiedade. 4. Se houver pessoas para ajudá-lo, distribua as ordens de modo a atender os feridos com mais rapidez e eficiência.

Cuidados Essenciais
• Locomoção da vítima só mesmo se for livrá-la de perigo maior: por exemplo, risco de explosão, envenenamento por gás, desabamento ou nos casos de levá-la imediatamente ao pronto socorro, se este for o único meio de salvar a sua vida. • Nunca dê líquidos a pessoas inconscientes ou semi-conscientes. • Evite o pânico da vítima, das pessoas em volta. • A calma é amiga da eficiência, além de transmitir confiança à vítima.


Foto : O Sargento Ferreira convidado pelos os alunos do Curso Técnico em Massoterapia , para a apresentação do seminário sobre “Asfixia e Afogamentos”.


Contamos com presença da Professora Rosângela Cabral do Curso Técnico em Enfermagem que auxiliou no treinando dos sinais vitais e entre os muitos seminários apresentados o Comandante Rodrigo Massayuki Nakamura da1ª FGD também esteve presente.

Trabalho realizado pelos alunos do Curso Técnico em Massoterapia: Eliane de Farias, Devina Rosely Marques e Uelton de Paula Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário